E eu com isso?




 Quando falamos em design gráfico hoje em dia, sempre nos vem a mente a toda poderosa propaganda, certo? O designer trabalha para alguma empresa, para que ela consiga alcançar seus clientes de forma mais efetiva, através da imagem e texto, feitos por uma equipe ou um designer. 

O problema é que, isso só funciona realmente bem, e de forma altamente criativa, se a empresa interessada contrata um agencia de publicidade, dessa forma, a agencia aloca um numero de funcionários de acordo com a necessidade do cliente deles, uma equipe formada pelo que quer que seja preciso, designers, redatores, publicitários e por ai vai. Se você é uma empresa pequena, você não tem dinheiro para tudo isso, visto que normalmente uma equipe para realizar campanhas publicitárias são caras. 

Você então, buscando uma maior visibilidade busca um designer freelancer, onde o preço é menor, e o cara é meio que um faz tudo (produz o conteúdo, o texto, a legenda, o alcance e no fim a arte). Muito basicamente, claro, é assim que funciona a empresa vital do designer gráfico, com inúmeras exceções e inúmeras nuances que não coloquei nesse texto. Mas e dai? Bom, pensando no ponto de vista criativo, e como abordar temas com qualidade visual, isso é ... péssimo. 


Bom, tudo né? Apesar de não sermos tratados como tais, nós designers somos quem movimentamos toda essa indústria, sem arte, sem propaganda. 

O meu problema pessoal com isso tudo, principalmente como o design se desenrola para pequenos produtores de conteúdo, é o seguinte: é sempre a mesma coisa. Te dou um exemplo, Você já procurou artes de hambúrgueres, lanchonetes? Se sim, você vai ver um padrão nas artes (que em sua maioria funcionam para o que o cliente deseja), da mesma forma o padrão está presente para pôsteres de esporte, cultos para igrejas, clinicas odontológicas, e por ai vai. Todos querem a mesma coisa dentro de seu nicho. Do ponto de vista da propaganda, isso é completamente comum, muito bem aceito e repetido durante anos, porque? porque funciona. O principal objetivo de uma propaganda, ou post nas mídias sociais, é conseguir clientes, e pra isso, o design funciona muito bem.

Mas então, o que diferencia os designers dos artistas? ambos possuem campos de conhecimento muito próximos, quando não idênticos. Então, porque essa diferença? Tive uma professora na universidade que sempre nos dizia:

"Porque voce esta fazendo exatemente a mesma coisa que outras pessoas já fizeram, porque nao mudar, experimentar, fazer diferente!"

Essa fala dela mudou a minha concepção do meu trabalho, design não precisa ser apenas para propaganda, apenas uma copia de processos que já funcionam, ele pode ser algo maior, melhor. Além de trazer uma mensagem básica e supérflua, as duas áreas podem se misturar e se tornar algo novo.

Toulouse Lautrec ficou famoso com seus pôsteres para bordeis e shows da época, ele vendia os pôsteres para estabelecimentos, mas não da forma comum à época, era algo diferente, e ele se tornou uma referencia artística nos dias de hoje.

Andy Warhol misturou a cultura popular da propaganda, do consumismo, e trouxe isso a uma nova perspectiva na arte, e se torna o maior nome da pop art.

 


Qual a diferença então? Primeiramente fugir do comum, do que já é feito e tão desgastado, segundo, a maior diferença entre a propaganda e a arte, é o embasamento teórico por trás do visual. O que, do ponto de vista visual, é quase 0 na propaganda.


A realidade é que todos precisamos ganhar dinheiro de alguma forma, sobreviver e melhorar nossa vida, não acho que tenha nada de errado em fazer design somente para suprir as necessidades de um cliente, (que busca mais clientes) simplesmente porque ele está te pagando, isso inclusive me salvou da sarjeta por muitas vezes. Mas é necessário que designers tenham projetos pessoais, onde vão explorar suas linguagens visuais, compreender o que sentem em relação a arte. A junção das duas áreas, principalmente em tempos como os de hoje em dia, é fundamental, para que não fiquemos estagnados na mesmice, tanto artistas como designer, temem se aventurar em novas descobertas nas areas correlativas, uma pena.

Em todo caso, esse texto é apenas uma opinião minha, talvez não consegui me expressar de forma completa, ainda estou aprendendo a escrever. Mas eu me sinto assim, e tenho tentado fugir da superficialidade da propaganda.


 #peace








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